Fonte do Arneiro

No “Arneiro”, Salvaterra de Magos, no Séc. XVIII, foi edificada a Fonte do Arneiro, que durante séculos abasteceu a população da vila.

Há quem afirme que esta mãe de água da Fonte do Arneiro está localizada junto do Convento de Jericó.

A água é o líquido fundamental à vida de qualquer ser vivo, ao longo da história o Homem sempre se esforçou para conseguir captar a água, criando e inventando inúmeros mecanismos. Nos pequenos aglomerados urbanos, o abastecimento de água às populações, era feito normalmente por fontes.

Em Salvaterra de Magos, na zona denominada “Arneiro”, na primeira metade do Séc. XVIII, foi edificada em 1711, segundo a data inscrita na frontaria, a Fonte do Arneiro, que durante séculos abasteceu a população da vila.

Em termos de caracterização arquitectónica, revela um traçado simples, onde se destaca o tecto abobadado, a data da construção no frontão, tem duas bicas para captação de água, e o seu acesso é feito por uma escadaria em pedra lioz.

Associado ao imaginário popular, estão presentes os “misteriosos túneis”, que o povo associa aos locais de refúgio e fuga dos elementos da Corte. Estes “túneis”, não são mais que os canais que iam buscar a água à nascente (mãe de água), que se localizava a grande distância da fonte. Há quem afirme que esta mãe de água da Fonte do Arneiro esteja localizada junto do Convento de Jenicó, porém a falta de elementos não nos permite verificar a autenticidade desta afirmação popular.

Voltar
Partilhar:

Também poderá gostar de ver

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, atualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.