SALVATERRA DE MAGOSUM CONCELHO A VISITAR!

CONSULTAR PROGRAMA Mês da Enguia 2018

Museu Etnográfico de Glória do Ribatejo

A ideia da criação de um Museu Etnográfico, surgiu de uma conjugação de esforços e trabalhos desenvolvidos pela ADPEC. A Glória do Ribatejo pelo seu cariz muito peculiar, reunia um conjunto de valores históricos e etnográficos, que a diferenciavam das restantes localidades.

A endogamia contribuiu de certo modo para a genuinidade e riqueza cultural da Glória do Ribatejo, contudo a partir das décadas de 60/70, a proliferação da comunicação social, a guerra do ultramar entre outros factores, ditaram a mutação e perda de certos valores tradicionais.

Considerando que esta riqueza se estava a perder, a ADPEC inicia a morosa tarefa de recolhas de peças de cariz museológico. Estas recolhas efectuadas junto da população só foram possíveis graças à colaboração entusiástica da população, que compreendeu os objectivos da associação.

O enorme espólio obtido junto da população, é muito diversificado, todas as peças recolhidas encontram-se devidamente inventariadas e catalogadas.

Devido a enorme diversidade de objectos, a ADPEC teve que conceber o Museu Etnográfico dividido em várias secções: agricultura, arqueologia, fotografias, bordados a ponto de cruz e vestuário.

LOCAIS A VISITAR

PARCERIAS 2018

Tudo é possível, quando se trabalha em equipa.
Acreditamos na ideia de que todos juntos somos mais fortes!