SALVATERRA DE MAGOSUM CONCELHO A VISITAR!

CONSULTAR PROGRAMA Mês da Enguia 2017

Ponte do Cais da Vala

A ponte da Vala Real de Salvaterra de Magos localiza-se na linha de água que vem do Paul de Magos e vai escoar ao rio Tejo.

Esta linha de água durante séculos, foi a principal via de comunicação de Salvaterra de Magos, o seu topónimo (Vala Real), deve-se às constantes deslocações da Família Real a Salvaterra de Magos, nestas viagens os bergantins reais aportavam ao Cais desta vala.

No imaginário popular, esta ponte é de origem romana, todavia este facto é completamente falso.

Em termos históricos, é difícil precisar a origem da ponte, contudo podemos indicar o séc. XVII, como a data em que se edificou. As razões apontadas para este século, incide que no reinado de D. João IV, promoveram-se grandes obras no Paul de Magos em toda a sua extensão e, por consequência, terá mandado construir a ponte.

No séc. XVIII, surgem referência às pontes na Vala Real, no Dicionário Geográfico de Portugal (1758),  “há no rio desta Terra duas pontes de cantaria: uma ao pé da Vila e outra para a parte do Noroeste ao pé de um sítio a que chamam o Casal”. A ponte da Vala Real é, assim referenciada, em termos geográficos, como a “ponte ao pé da Vila”.

É um dos monumentos mais emblemáticos de Salvaterra de Magos, localizado junto de uma das principais vias de comunicação de Salvaterra de Magos: a Vala Real.

LOCAIS A VISITAR

PARCERIAS 2017

Tudo é possível, quando se trabalha em equipa.
Acreditamos na ideia de que todos juntos somos mais fortes!